Por que beber leite é recomendado para crianças e qual é o melhor leite

O leite pode desempenhar um papel importante na nutrição da criança, de um bebê a beber leite materno a uma criança que come cereais com leite a um adolescente que coloca o leite em uma vitamina. O leite de vaca, especificamente, fornece uma variedade de vitaminas, minerais e outros nutrientes que as crianças precisam para apoiar o crescimento e o desenvolvimento.

Este artigo é sobre ingestão de leite após o período de alimentação EXCLUSIVA com leite materno. Saiba mais aqui.

Neste artigo veremos:

  • Tipos de Leite
  • Qual a nutrição do Leite
  • Alternativas ao leite não lácteo
  • Recomendações de leite para crianças
  • Quanto leite as crianças precisam?
  • Alergia ao Leite

Tipos de Leite

Embora muitos cuidadores pensem no leite de vaca quando ouvem a palavra “leite”, agora existe uma grande variedade de bebidas com esse nome. O valor nutricional dos diferentes tipos de leite varia muito.

Os diferentes tipos de “leite” que as crianças podem beber incluem:

  • Leite de vaca (inteiro, 2%, 1%, sem gordura / desnatado; orgânico ; condensado; evaporado; alimentado com capim; aromatizado, como leite com chocolate )
  • Leite de cabra
  • Leite de búfala
  • Alternativa láctea (arroz, amêndoa, soja, coco, caju, cânhamo, aveia)

Qual a nutrição do Leite

O leite de vaca contém naturalmente proteínas , cálcio , potássio e vitamina B12. O leite de vaca é enriquecido com vitamina D (ou seja, é adicionado ao leite de vaca durante o processamento). A vitamina A é adicionada ao leite com baixo teor de gordura, baixo teor de gordura e sem gordura. Como esses são nutrientes importantes para o crescimento e o desenvolvimento, a AAP recomenda que as crianças mais novas tomem dois copos de leite por dia e as crianças mais velhas tomem três. 

Se as crianças não preferem o leite de vaca líquido, têm intolerância à lactose ou a família é vegana, os nutrientes encontrados no leite de vaca estão disponíveis em outros alimentos. As crianças ainda podem atender às suas necessidades diárias de nutrientes sem leite. Isso ocorre por meio de uma dieta bem planejada que inclui outros alimentos ricos em proteínas, cálcio, potássio e vitaminas A e D. Os alimentos feitos com leite de vaca, como iogurte, kefir e queijo, também são uma opção para obter os nutrientes do leite. Isso pode ser uma opção na dieta de uma criança, caso ela não prefira o leite de vaca líquido.

Alternativas ao leite não lácteo

Se o seu filho preferir uma alternativa de leite não lácteo, como leite de amêndoa ou arroz, opte por uma versão que fortaleça o produto com cálcio e vitamina D. Em seguida, você precisará oferecer outros alimentos ao longo do dia que contenham proteínas , uma vez que a maioria dos leites alternativos para laticínios é muito pobre em proteínas, assim como os outros nutrientes que o leite fornece como vitamina A, potássio e vitamina B12.

Recomendações de leite para crianças

Em geral, a maioria das crianças se beneficia do consumo de leite de vaca ou derivados, após os 12 meses de idade (se não tiverem alergia ao leite). Lembre-se de que crianças que estão amamentando duas a três vezes ao dia ou que ainda tomam fórmula também não precisam necessariamente beber leite de vaca. Eles provavelmente precisam de vitamina D extra se estiverem amamentando e não recebendo vitamina D de outra fonte.

Quanto leite as crianças precisam?

Depende da idade, mas as recomendações comuns são:

  • 1 a 2 anos: 2 xícaras de leite por dia
  • A partir dos 3 anos: 3 xícaras de leite por dia

Obviamente, se seus filhos não bebem leite, você pode substituir outras coisas do grupo de laticínios, como queijo e iogurte ou outros alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Lembre-se de que nem todos os iogurtes são enriquecidos com vitamina D e a maioria dos queijos não será rico em vitamina D.

Mesmo que seus filhos (acima de 12 meses) bebam leite, provavelmente também precisarão ingerir outros alimentos ricos em cálcio e vitamina D para atingir a mais recente dose diária recomendada de 600 UI por dia de vitamina D.

Usar apenas leite para alcançar as recomendações de cálcio não é uma boa ideia. Beber mais de três xícaras de leite por dia pode deslocar outros alimentos na dieta de uma criança, colocando-os em risco de anemia por deficiência de ferro, além de outros desequilíbrios nutricionais. 2

Alergia ao leite

Se seu filho tem alergia ao leite e é alérgico a proteínas do leite, ele não deve beber leite ou consumir produtos lácteos feitos com leite. As crianças com alergia ao leite podem desenvolver sintomas que variam de urticária a sintomas mais graves, como chiado, vômito, diarréia ou mesmo anafilaxia. 3

As crianças com alergia ao leite devem evitar estritamente todo o leite e produtos lácteos e, em vez disso, recorrer a fontes de alimentos não lácteos para obter cálcio e vitamina D suficientes em sua dieta. Algumas crianças superam a alergia ao leite.

Mais comum que uma alergia ao leite é a intolerância à lactose, na qual as crianças podem tolerar alguns produtos lácteos. Mesmo assim, desenvolvem gases, diarreia, dor abdominal, náusea e inchaço se ingerirem muitos produtos lácteos ou com alto teor de lactose (o açúcar que ocorre naturalmente nos leites de animais).

Diferentemente dos casos de alergia ao leite, nos quais a criança reage às proteínas do leite (mesmo em pequenas quantidades), as crianças com intolerância à lactose não possuem enzima suficiente para digerir a lactose.

Crianças com intolerância à lactose geralmente podem tolerar alguns produtos lácteos, embora a quantidade dependa da criança individualmente. Por exemplo, uma criança só pode desenvolver sintomas se tiver um copo extra de leite, pizza de queijo ou sorvete, etc., mas ficará bem se tiver leite com cereais. O iogurte normalmente tem menos lactose, porque o processo de fermentação a reduz. O queijo envelhecido quase não tem lactose. Também existem leites de vaca e produtos lácteos de vaca que são sem lactose. Ou seja, possuem a enzima que decompõe a lactose (lactase) adicionada a eles, portanto esses produtos não contêm lactose.

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