Crianças, esportes e exercícios: escolhas para todas as idades

O esporte infantil promove a boa forma, mas nem todas as crianças prosperam em ligas formais. Ajude seu filho a encontrar as atividades e o local certos – escola, centro de recreação ou quintal.

Quer dar ao seu filho uma vantagem sobre de aptidão ao longo da vida? Considere esportes infantis e outras atividades físicas para crianças.

Com seu incentivo e apoio, é provável que alguns esportes despertem o interesse de seu filho. Ventile a chama levando seu filho a eventos esportivos locais ou compartilhando seus próprios interesses em esportes e exercícios.

Considere atividades apropriadas à idade

É provável que seu filho mostre preferências naturais para determinados esportes ou atividades. Comece por aí, mantendo em mente a idade, a maturidade e as habilidades do seu filho.

De 2 a 5 anos

Crianças e pré-escolares estão começando a dominar muitos movimentos básicos, mas são jovens demais para a maioria dos esportes organizados. As crianças que participam de esportes organizados normalmente não obtêm nenhuma vantagem a longo prazo em termos de desempenho esportivo futuro.

Para crianças nessa faixa etária, o jogo livre não estruturado é geralmente o melhor. Isso pode incluir:

  • Corrida
  • Pega pega
  • Natação
  • Andar de bicicleta
  • Escalada em equipamentos de playground

De 6 a 9 anos

À medida que as crianças crescem, sua visão, atenção, coordenação motora e habilidades, como arremessar à distância, melhoram. Eles também são mais capazes de seguir as instruções.

Os esportes e atividades que podem ser apropriados para essa faixa etária incluem:

  • Futebol
  • Corrida
  • Ginástica
  • Natação
  • Tênis
  • Artes marciais
  • Dança
  • Pular corda
  • Patins ou patinação no gelo
  • Caminhada

O treinamento de força cuidadosamente supervisionado é bom a partir dos 7 ou 8 anos de idade em crianças motivadas. O foco deve estar na técnica e movimento adequados.

10 a 12 anos

Nessa idade, a maioria das crianças tem visão madura e capacidade de entender e lembrar estratégias esportivas. Eles normalmente estão prontos para praticar esportes complexos, como futebol, basquete, hóquei e voleibol. No entanto, lembre-se de que os surtos de crescimento causados ​​pela puberdade podem afetar temporariamente a coordenação e o equilíbrio de uma criança.

Quaisquer que sejam os esportes dos quais seu filho participe, verifique se ele tem uma base de técnica e movimento adequados. Treinadores e profissionais de esportes, como profissionais de tênis, podem ser recursos úteis.

Esportes de contato

Antes de permitir que seu filho participe de um esporte de contato, considere sua idade, maturidade e tamanho físico. O contato físico, agressividade e competição envolvidos no desenvolvimento são apropriados para o seu filho? Seu filho vai gostar?

Como as crianças entram na puberdade em diferentes idades, pode haver diferenças físicas dramáticas entre crianças do mesmo sexo – principalmente meninos. As crianças que competem com outras pessoas mais maduras fisicamente podem ter um risco maior de lesões.

Comparando as opções

Ao comparar esportes, considere:

  • Quanto seu filho vai gostar da atividade?
  • O esporte enfatiza o desenvolvimento de habilidades adequadas à idade?
  • Como posso ajudar meu filho a explorar diferentes opções e diversas atividades?

Evite a especialização precoce em um único esporte. O foco em um esporte pode impedir seu filho de testar suas habilidades e experimentar outros esportes divertidos. A especialização esportiva também pode levar ao estresse e à exaustão.

Perguntas sobre segurança e bem-estar

Considere as seguintes perguntas para avaliar se um programa esportivo é fisicamente seguro, promove o desenvolvimento de habilidades e incentiva o jogo limpo e o respeito entre os jogadores:

  • O treinador exige que os jogadores sigam as regras e usem equipamentos de segurança adequados?
  • Os jogadores levam tempo para se aquecer e se refrescar antes e depois de cada treino ou evento?
  • O técnico presta atenção à hidratação, umidade e temperatura?
  • Quanto tempo e esforço são gastos no desenvolvimento de habilidades?
  • Como as diferenças de habilidades são gerenciadas?
  • As crianças são ensinadas a movimentos e posicionamento corporal adequados?
  • O treinador está atento à prevenção e reconhecimento de concussões?
  • Quanto cada criança brinca e como é determinado o tempo de brincadeira?
  • Como o treinador se comunica com as crianças?
  • Como treinadores ou outros pais abordam a competição, ganhando e perdendo?

Objetivos ao longo da vida

No geral, seja positivo e encorajador. Enfatize o esforço, a melhoria e o prazer sobre o desempenho vencedor ou pessoal. Participe de eventos e práticas conforme sua programação permitir e aja como um bom modelo de espírito esportivo.

Um dos objetivos mais importantes é encontrar atividades físicas e esportes de que seu filho goste e que incentivem a vida inteira a permanecer ativos e em forma.

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